Se pararmos para analisar quão amplo é o termo atendimento ao cliente, iremos encontrar infinitas fontes de aprendizado e técnicas, porém relacionar se não é algo que somente se aprende mas que se pratica, com muita sensibilidade e atenção. Devemos valorizar a relação com o cliente, da mesma forma que valorizamos qualquer outra relação.

Não há nada melhor para um cliente do que ter suas necessidades supridas de forma satisfatória. Uma experiência ruim no início da “relação”, ou seja, no atendimento, pode arruinar seu negócio. Por isso as empresas precisam garantir a qualidade no atendimento, atentando se para alguns pontos, como:

Clientes querem atenção.

Tem que ficar claro para o cliente que ele está sendo ouvido e que a empresa está focada em resolver o seu caso. Estar disposto a ouvi-lo e compreendê-lo. Ouça o que seu cliente diz!

Seja comprometido.

Investir na qualidade do atendimento ao cliente é fundamental, sempre com empatia em relação a ele, e demonstrando empenho em cumprir com aquilo que ele espera. Quando uma pessoa busca por uma empresa/ produto para fechar um negócio ou para solucionar um problema, ela espera que haja uma relação de parceria.

Administre o tempo.

Ninguém gosta de demorar horas para ser atendido. É preciso ser rápido no atendimento, sem perder a qualidade. Defina prazos reais e que sejam respeitados, a definição de uma data ou horário gera uma expectativa ao consumidor e quando atendida gera satisfação. 

Satisfaça as necessidades do seu cliente.

Não vamos falar ainda sobre ir além das expectativas do cliente e sim satisfazer aquilo que ele espera. Nesse caso, a receita é simples e objetiva, atenda o seu cliente de forma rápida e eficaz.

É isso que torna um cliente satisfeito num atendimento, ter seu problema/ solicitação resolvido. Simples assim.

Surpreenda seu cliente. Supere suas expectativas.

Para finalizar, falaremos da “cereja no bolo”. O ápice no atendimento ao cliente é quando conseguimos surpreendê-lo, encantá-lo, ou seja, ir além do que o cliente espera. Atender a sua necessidade já é suficiente, mas ir além atrai confiança e a sensação de ser mais do que uma venda para sua empresa, e sim alguém com quem você realmente se importa em ter perto.

Surpreender pode ser a chave para um relacionamento fiel e duradouro.

Como falamos no início, a definição de um bom atendimento é bem mais ampla do que se imagina pois requer uma série de técnicas, entendimentos e sentimentos. Empresas que focam no atendimento estão sempre a frente dos seus concorrentes, pois não pensam somente em lucros e vendas mas em gerar relacionamentos. E são esses bons relacionamentos que farão toda a diferença para o seu negócio. Como já disse Lee Cockerell: “As melhores empresas pensam como atletas campeões, grandes artistas e inventores visionários: eles nunca param de buscar maneiras de melhorar“.

Não pare!